TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO À LUZ DA FACILITAÇÃO
O conceito de facilitação tem sido amplamente disseminado no âmbito educacional. Afinal, o professor do século XXI é um mediador que cria condições de aprendizagem na sala de aula e ainda gera meios para que o aluno “aprenda a aprender”. No contexto empresarial não é diferente. As facilitações têm sido um mindset inovador exatamente por estimular a prática, o aprender fazendo e a troca de inteligências dentro de uma organização. Tanto que não faltam exemplos de situações e investimentos em cursos, palestras ou outras ações de treinamento e capacitação que não têm o resultado esperado no desenvolvimento de lideranças ou de times, principalmente quando são temas de gestão, de competências socioemocionais e de autoconhecimento, que são nossas áreas de atuação.
Por mais importante que seja a teoria sobre determinado assunto, o impacto nos negócios e na cultura acontecem quando as pessoas que estão vivenciando um problema, uma dificuldade, experimentam a força de um conhecimento aplicado às ações no dia a dia. Isso vale tanto para a alta liderança como na média gerência.
Para exemplificar o que estamos dizendo, uma facilitação realizada com um grupo de executivos leva em consideração o cenário real daquela organização. O desafio pode ser, por exemplo, a gestão de conflitos, a falta de visão estratégica e de pensamento sistêmico, a gestão do tempo, o planejamento e condução de reuniões ou ainda o estabelecimento de metas. Enfim! Habilidades e competências gerenciais, de liderança ou de comportamento. O facilitador cria situações que refletem o dia a dia e estrutura um ambiente de aprendizado para a troca e a capacitação do grupo, do time e da liderança.
O valor da prática na aprendizagem
O conhecimento teórico é usado como base para a aplicação no contexto daquela área, time ou até de toda a organização. A facilitação é um meio de diminuir a dicotomia entre a teoria e a prática, uma vez que os facilitadores organizam e também levam conhecimento e, junto com o time, delimitam os desafios e aprendizados para diminuir o “gap” entre o esperado e o realizado, a expectativa e a realidade.
De quebra, a facilitação ajuda também ao refinar um diagnóstico ou testar na prática as hipóteses identificadas nas avaliações de desempenho e nos testes de personalidade. Na facilitação, se valida alinhamento cultural, competências e comportamentos esperados para aquele profissional ou grupo.
É claro que há casos quando o desafio é um conhecimento técnico específico. Pela nossa experiência, quando há troca sadia, focada, envolvendo executivos e stakeholders que conhecem profundamente um determinado tema técnico, a possibilidade de capacitação de profissionais torna-se bem mais exponencial quando os detentores do conhecimento técnico estão dispostos a compartilhar e incluir os diferentes saberes.
Ainda assim, as técnicas de facilitação ajudam muito neste contexto, pois acreditamos que os modelos mais participativos são diferentes de uma consultoria ou processo de coaching. São mais parecidos com uma mentoria, quando os profissionais têm mais possibilidades de desenvolvimento na carreira e ainda enxergam na organização uma maneira de aprender e evoluir em sua jornada. É um ciclo virtuoso que gera a retenção de talentos.
Facilitação é o mindset essencial para times colaborativos. A Navigo utiliza a facilitação e o autoconhecimento para cocriar estratégias criativas de negócios e potencializar uma liderança facilitadora na solução de desafios complexos. Promovemos estrutura, processo e segurança psicológica para que os grupos de trabalho possam identificar problemas, desenhar caminhos e tomar decisões em desafios de negócios.
E você? Concorda com nossa inovação para o desenvolvimento de treinamentos e capacitação de líderes e times? Quer nossa ajuda para facilitar a construção coletiva com times colaborativos e alavancar a inteligência coletiva em sua organização? Fale com a gente.