FOI UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO – SQN!

Por anos trabalhando com sustentabilidade, marca e cultura, é comum ouvirmos que as organizações têm “um problema de comunicação”. Mas os problemas de comunicação são apenas os efeitos. A causa está nas interações, nos relacionamentos, nas pontes do negócio com os públicos.

Mais comum ainda é o investimento de tempo, energia e dinheiro para criar soluções de comunicação – sejam elas mercadológicas ou institucionais – que até tem um efeito esperado no curto prazo. Mas não resolvem o problema do negócio no longo prazo.

Buscar a causa nas relações. Para isso, é fundamental criar espaços de escuta. Diferenças de opiniões e pontos de vistas, visões de mundo, expectativas, necessidades e vulnerabilidades. Isso vale para as relações internas com os times, áreas, lideranças, liderados. Vale também nas interações com os stakeholders e partes interessadas. Desde investidores até grupos contrários com visões diferentes sobre o mesmo tema.

Ouvidos de ouvir! Criar a convergência em cenários de divergência, sem perder o foco no negócio. É uma linha tênue! Mas um termômetro para ajudar na tomada de decisão, na postura diante de um problema evitando os extremos entre o excesso e a falta de diretrizes, processos, controles e metas. Entre impor e compor, ceder ou submeter, ter disciplina ou rigidez. A partir daí, definir o posicionamento que se reflete no tom de voz da comunicação, da narrativa que traz inspiração, mobilização e engajamento. Uma comunicação verdadeira, real, que alie emoção e razão.

É possível medir o efeito desta comunicação. Se as narrativas refletem no clima das relações e das interações internas e externas. Incluir indicadores relacionados aos resultados econômicos e financeiros dos negócios, mas também na imagem e na reputação.

Interações sadias, focadas e significativas são capazes de transformar pessoas, organizações e até o mundo. A Navigo utiliza a facilitação e o autoconhecimento para cocriar estratégias criativas de negócios e potencializar uma liderança facilitadora na solução de desafios complexos.