O QUE APRENDEMOS FACILITANDO ESTRATÉGIAS EM GESTÃO DE SUSTENTABILIDADE

Recentemente, falamos dos ganhos gerados nas facilitações quando se trata de imprimir uma cultura de sustentabilidade numa organização ou num setor. Além desses ganhos, o processo feito colaborativamente tem trazido reflexões nas dinâmicas de facilitação que ajudam na tomada de decisão estratégica das empresas e no engajamento para mais conexão com as marcas.

É claro que as respostas a essas reflexões irão depender da filosofia de cada empresa ou setor. Não tem resposta certa ou errada. Tem um olhar mais apurado das vantagens e desvantagens de uma decisão estratégica. Envolver os líderes, as áreas e os times para fortalecer uma cultura que estabeleça pontes com as partes interessadas. Isso vale também para incluir os stakeholders. Não tem uma receita ou fórmula nas facilitações. Cada caso é um caso e depende do momento também. Importante é criar os espaços de escuta e reflexões com boas perguntas.

Reflexões em facilitações envolvendo uma cultura para a sustentabilidade:

 

  • Quando a sustentabilidade é vista na organização como uma estratégia do negócio, parte do DNA, da cultura, o envolvimento dos líderes, áreas e times é mais presente. Áreas de sustentabilidade têm liderado as discussões nas sessões de facilitação para permear a gestão da sustentabilidade em toda a organização numa construção coletiva. É bem diferente quando há apenas ações pontuais e táticas capitaneadas apenas por uma área ou setor na empresa.
  • Reunir os impactos – positivos e negativos – em torno das questões ambientais, sociais, culturais, políticas e econômicas de uma organização ou setor traz mais previsibilidade e assertividade para sustentar o rumo no longo prazo diante das adversidades e vulnerabilidades inerentes na governança dos negócios.
  • Há muitos exemplos de polarizações de opiniões diante dos benefícios, oportunidades e riscos que um negócio traz para a sociedade. Ter espaços customizados para ter uma fotografia do cenário atual, das tendências, da inclusão das diferentes visões de mundo de grupos que pensam ou fazem pressão ao negócio sem querer impor ou submeter seu posicionamento. É um exercício.
  • Envolver a cadeia de valor é tão importante quanto incluir os times internos no processo e na gestão da sustentabilidade.
  • A falta de processos também cria um gap ou um overlap de atividades que torna o plano de ação capenga. Os investimentos em consultoria para o desenho de cenários transformadores nem sempre são acompanhados da implantação. A facilitação é uma maneira de implantar e engajar.
  • A confusão de papeis e responsabilidades entre as áreas. Sustentabilidade não é comunicação, mas há uma tradução das ações de sustentabilidade em materiais de comunicação. Por isso, ainda há muitas críticas no processo de desenvolvimento das ferramentas propostas, como o GRI, que materializa um relatório de sustentabilidade. Mas, muitas vezes, utilizada apenas como uma ferramenta de comunicação ou marketing e ainda se perde a conexão com a identidade da marca, da proposta de valor do negócio. Comunicação é consequência.
  • Compromissos públicos assumidos por setores ou empresas com objetivos, metas e resultados podem ser construídos conjuntamente entre profissionais de diferentes áreas, envolvendo acadêmicos, estudiosos, influenciadores e stakeholders relevantes. Nas facilitações é possível criar um processo de aprendizado, descoberta e associação de ideias. É um baita valor para o negócio.
  • Manifestos – que são declarações públicas de intenções e princípios de um setor, um projeto, uma empresa – têm o comprometimento do grupo quando feitos durante um processo de facilitação tendem a refletir mais verdade, consistência e coerência entre o discurso e a prática.

Interações sadias, focadas e significativas são capazes de transformar pessoas, organizações e até o mundo. A Navigo utiliza a facilitação e o autoconhecimento para cocriar estratégias criativas de negócios e potencializar uma liderança facilitadora na solução de desafios complexos.

E você? Quer nossa ajuda para facilitar e cocriar novos caminhos para sua organização ou setor? Fale com a gente ?