AUTORRESPONSABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO – MUITO ALÉM DE ACCOUNTABILITY
Autorresponsabilidade é muito mais que disciplina, autogestão e accountability para administrar o tempo, os recursos financeiros e o preço que se paga numa tomada de decisão – nem sempre e somente financeiro, o conceito de autorresponsabilidade abrange a maturidade emocional para lidar com a vulnerabilidade, as frustrações e as idealizações.
Significa também ser responsável pelas suas reações e sentimentos, sejam eles positivos ou negativos, maduros ou imaturos. Isso é bem diferente de transferir a responsabilidade ao outro pelo que ocorre consigo. Ao mesmo tempo, um desejo genuíno de estabelecer pontes nas interações e relações.
Num sentido mais amplo, a autorresponsabilidade é procurar a causa em você das suas reações, atitudes e do “clima” da sua vida. Se houver tensão, esforço é bem provável que sua atitude não é coerente com o que você sente ou pensa.
É sinal de maturidade emocional assumir sua responsabilidade na transformação, na autotransformação para posturas mais construtivas para lidar com a vida. Posturas que não culpabilizam os outros, mas sim um olhar atento ao aprendizado que é a relação com o outro. Não é a imperfeição do outro que causa dano, mas a maneira como lidamos e reagimos nas nossas relações.
Sucumbir ou impor a vontade nas relações é sempre um sinal de imaturidade emocional e, consequentemente, pouco estado de autorresponsabilidade. Assumir e correr riscos é um ato de coragem rumo à liderança da própria vida, das escolhas feitas desde as simples questões do dia-a-dia até grandes feitos, metas e propósitos.
É possível que intelectualmente essas afirmações façam sentido. Mas o tempo emocional é diferente. É preciso um tempo e uma abertura para uma escuta interna e checar se realmente as emoções, os sentimentos podem trazer ansiedade, medo, culpa ou vergonha por alguma vulnerabilidade, frustração ou idealizações. Afinal, esses sentimentos podem ser a verdade do momento. Isso é assumir a responsabilidade pela própria vida também. Os sentimentos são parte da vida.
Nas relações de trabalho é importante levar em conta também o lugar que se ocupa no sistema organizacional, as atribuições, papel e responsabilidades atribuídas na função que se ocupa. No caso das lideranças, autorresponsabilidade é criar também relações maduras e verdadeiras entre as pessoas e criar espaços para que os profissionais possam oferecer seus talentos, forças e qualidades num ambiente próspero e feliz.
Aqui, na Navigo, acreditamos que é essencial para o crescimento individual, dos times e das organizações a inclusão de competências socioemocionais. Ambientes mais cooperativos sustentam mais a vulnerabilidade presente, nem sempre consciente no ambiente de negócios. Incluímos nossa experiência em facilitação com fins terapêuticos para trazer à tona também as motivações, reações emocionais e sentimentos envolvidos no processo de liderança.
Utilizamos a facilitação e o autoconhecimento para cocriar estratégias criativas de negócios e potencializar uma liderança facilitadora na solução de desafios complexos. Promovemos estrutura, processo e segurança psicológica para que os grupos de trabalho possam identificar problemas, desenhar caminhos e tomar decisões em desafios de negócios.